Apoie a OJRS

Para manter o projeto, a Orquestra Jovem do RS conta com patrocínios de empresas e com o apoio de pessoas e empresas que doam parte do seu Imposto de Renda (IR) para a OJRS através das leis federais e do Funcriança. Saiba aqui como fazer sua parte e ajudar nossos talentos:

Patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura

Qualquer pessoa física que tenha imposto de renda a declarar ou empresa tributada pelo lucro real pode financiar projetos culturais utilizando o mecanismo da Lei de Incentivo à Cultura, sendo que as pessoas físicas podem direcionar 6% do imposto devido e as jurídicas, 4%.

Há duas formas de financiar um projeto: doação ou patrocínio.

DOAÇÃO – é um repasse sem retorno de imagem para o incentivador. É um apoio que resulta apenas da decisão de aplicar parcela do imposto de renda devido em um projeto cultural para o qual a pessoa ou empresa queira contribuir.

PATROCÍNIO – é um repasse com retorno de imagem. Além de viabilizar a realização de um projeto, o patrocinador se beneficia de estratégias de comunicação, assinando o patrocínio com sua marca e inserindo sua imagem associada ao projeto selecionado, conforme Artigo 23, da Lei 8.313/91.

* Tem dúvidas? Escreva para orquestrajovemrs@gmail.com.


PESSOA JURÍDICA
Empresas e instituições tributadas pelo lucro real podem investir até 4% do imposto devido no exercício. Ou seja, para um imposto a recolher de R$ 100.000,00 (cem mil reais), podem ser revertidos a projetos culturais no exercício até R$ 4.000,00 (quatro mil reais), com dedução de 100% do valor aplicado.


PESSOA FÍSICA
A Lei de Incentivo à Cultura também possibilita a qualquer cidadão brasileiro reverter para projetos culturais até 6% do imposto devido no exercício, deduzindo 100% do valor aplicado (Lei 8313/1991, Art. 18). A declaração do IR deve ser pelo modelo completo.

* Tem dúvidas? Escreva para orquestrajovemrs@gmail.com.

IMPORTANTE: os percentuais de isenção do imposto de renda, de 4% para pessoa jurídica e 6% para pessoa física, são cumulativos com outras leis federais de incentivo fiscal, tais como os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Lei de Incentivo ao Esporte etc.

Saiba mais sobre a lei em:
http://leideincentivoacultura.cultura.gov.br/como-funciona/#patrocinio

Copy link
Powered by Social Snap